Compartilhe:

Extrema ganhará nova marca turística

Extrema ganhará nova marca turística

3 de julho de 2019

A Secretaria de Turismo iniciou essa semana o processo para criação da nova marca turística do município, mais uma ação prevista no Plano de Marketing Turístico de Extrema. O processo que deverá ser concluído até o fim de setembro ocorrerá de forma participativa envolvendo setor público e trade turístico local. Nesse tempo, serão realizados estudos, análises aprofundadas e reuniões técnicas para alinhamento conceitual e de criação com as necessidades e as características do município, apontadas pelos planejamentos desenvolvidos, para que tudo esteja de acordo com as ações apontadas pelo Plano de Marketing Turístico e alinhado aos objetivos  do Plano de Desenvolvimento Turístico do município.

Importância da nova marca – City branding ou branding territorial é o nome que se dá ao trabalho profissional de divulgação de uma cidade ou região com objetivos turísticos. Através dele, é possível comunicar os atrativos locais com uma identidade visual e uma linguagem personalizada, dentro de um posicionamento que diferencie a cidade das demais e um conceito criativo que fale diretamente com o público-alvo, que são os turistas, as agências e empresas do setor, novos investidores e os próprios cidadãos.

Um projeto como esse traz muitos benefícios para as cidades que o adotam, como criar uma identidade visual consistente, facilitar o reconhecimento do município, gerar uma impressão positiva com profissionalismo e credibilidade, criar uma conexão emocional com o público, posicionar a cidade de maneira sólida e diferenciá-la entre outras tantas que também ganham com o turismo, evitar o gasto do dinheiro público com novos redesigns, entre tantos outros.

Uma marca especial – Quando uma cidade tem uma identidade visual única, que é a cara dela e difícil de ser copiada, ela se torna também especial e única para os seus turistas. Uma marca turística, quando bem elaborada, não vende apenas a cidade: vende um conceito, um estilo de vida, um sonho de consumo. Por isso deve ser avaliada não pelo gosto pessoal, e sim com critérios técnicos, tanto do design quanto do mercado turístico. Somente essa avaliação é capaz de valorizar nossa cidade e capacitá-la para atrair novos turistas e novos negócios.

A partir do posicionamento e da imagem definidos e validados no processo de elaboração do Plano de Marketing Estratégico de Extrema, é importante promover a participação dos atores sociais envolvidos na atividade turística do município na criação da marca. O processo tem que ser colaborativo, já que a marca deverá representar todos os atributos. Os atores sociais que deverão validar a marca turística são: Prefeitura Municipal de Extrema, COMTUR, associações e entidades sem fins lucrativos, entidades privadas e comunidade local.

Últimas Notícias Parque do Jaguari recebe Rio Selvagem Kayak Extremo

Parque do Jaguari recebe Rio Selvagem Kayak Extremo

O Campeonato Rio Selvagem, maior campeonato de Kayak no...

Ver Mais

Produção Associada ao Turismo incentiva Mulheres Empreendedoras em Extrema

Produção Associada ao Turismo incentiva Mulheres Empreendedoras em Extrema

A cada ano que passa, as mulheres conquistam novos pap...

Ver Mais

Extrema receberá 4º edição do Rio Selvagem Kayak Extremo

Extrema receberá 4º edição do Rio Selvagem Kayak Extremo

Em parceria com Prefeitura Municipal, a modalidade ...

Ver Mais

A Viagem do Coração inicia  atividades lúdicas do Conhecendo Extrema

A Viagem do Coração inicia atividades lúdicas do Conhecendo Extrema

A Secretaria de Turismo, realizou na última terça-fei...

Ver Mais